Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Educação ambiental: praticar é preciso

Postado em 01/03/2017 08h53min

Por Artur Dullius

Os problemas causados pelo crescimento populacional, urbanização, industrialização, desmatamento, dentre outros, obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. A preservação do meio ambiente depende diretamente do que as gerações presentes e futuras estão dispostas a fazer para diminuir o impacto ambiental das suas ações. Preocupada com essa problemática, a Univates, por meio do projeto Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami) -  uma das três faces do projeto de extensão Interfaces - realiza diversas ações na comunidade regional. 
 
O projeto de educação ambiental iniciou em 2006 e desde lá mais de 19 mil pessoas já participaram, sendo 2,2 mil só no último ano. As atividades são desenvolvidas com a alunos de Educação Básica, em igrejas, com estudantes da Univates e outros grupos sociais. As ações incluem a realização de oficinas, rodas de conversas, videodebates, palestras, curso de formação audiovisual e vivências com a natureza. 
 
Com duração média de duas horas, as oficinas abordam temas relacionados à água e ao tratamento de resíduos. “Não falamos que o lixo é desse ou daquele tipo. Para isso temos cartilhas que entregamos ao final das oficinas. Utilizamos o método participativo, buscando conversar com os participantes para refletir sobre os temas”, afirma a coordenadora do Ceami, professora Jane Mazzarino.
 
Vivências com a natureza
 
Dentre as metodologias, o projeto explora as vivências na natureza, que inclui atividades baseadas nos cinco sentidos do ser humano. Em uma das atividades, os participantes são vendados e desafiados a caminhar, conduzidos por um colega, usando o tato para sentir os elementos da trilha natural. Noutra brincadeira são estimulados a identificar os sons, por exemplo, e outras exploram a gustação, o olfato e a observação.
 
Para a coordenadora, as atividades lúdicas junto à natureza tornam o aprendizado mais leve. “Com uma estratégia mais poética acabamos abordando os temas de forma divertida. Com isso a pessoa poderá despertar para o cuidar. A educação ambiental, nesta perspectiva, refere-se a uma relação com o meio, consigo e com o outro”, salienta.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5055.
 
Texto: Artur Dullius
Atividades são desenvolvidas com diferentes grupos sociais

Divulgação

Atividades são desenvolvidas com diferentes grupos sociais

Divulgação

Atividades são desenvolvidas com diferentes grupos sociais

Divulgação

Atividades são desenvolvidas com diferentes grupos sociais

Divulgação

Notícias Relacionadas