Onze cursos de especialização na área da saúde recebem inscrições

Postado em 20/02/2017 15h22min

Por Nicole Morás

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Nesta área, os cursos de pós-graduação lato sensu contribuem para a formação de profissionais especializados em técnicas, processos e produtos que promovam melhor qualidade de vida e saúde. Na Univates, para 2017, são disponibilizados 11 cursos de especialização em saúde.

As novidades na área da saúde ficam por conta dos cursos de Biomedicina Estética, que busca formar profissionais com competência para gerir e gerenciar empresas ou setores especializados no mercado da estética, assim como desenvolver competências para a manipulação de cosméticos com tecnologias avançadas e para a aplicação de procedimentos invasivos não cirúrgicos; e Gestão e Cuidado em Saúde, composto por disciplinas que contemplam temas emergentes no campo da saúde coletiva e que permitem a atuação em equipe multiprofissional.

Na área de tecnologia assistiva, há duas novas opções: Tecnologia Assistiva - Ênfase em Design e Tecnologia Assistiva - Ênfase em Movimento Humano. As duas especializações têm disciplinas compartilhadas que buscam oportunizar ao aluno a criação de soluções de problemas, com o intuito de  elaborar medidas que promovam a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência, favoreçam a inclusão e a participação, a melhora da acessibilidade, a facilitação da autonomia e a dignidade das pessoas com deficiência. De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Sílvia Dapper, o curso voltado ao movimento humano foca na reabilitação, enquanto o curso na área do design objetiva o desenvolvimento de produtos, como órteses.

As demais opções são: Ações em Estimulação Precoce - 5ª edição; Atenção Multidisciplinar em Oncologia - 3ª edição; Dietoterapia nos Ciclos da Vida - 3ª edição; Estética e Saúde - 3ª edição; Farmácia e Estética - 2ª edição; Fisioterapia Dermatofuncional - 2ª edição; e Tecnologia de Alimentos - 6ª edição. O início dos cursos está programado para o primeiro semestre de 2017.

Além da área da saúde, a Univates oferece cursos de especialização em Gestão e Negócios, Economia Criativa, Direito, Educação e Humanidades, Engenharia e Arquitetura. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/pos, pelo telefone (51) 3714-7037 ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Elise Bozzetto