Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doação para a FundeF pode ser deduzida do Imposto de Renda

Postado em 19/12/2016 14h28min

Por Tiago Silva

A Univates incentiva professores e funcionários da Instituição, que têm de fazer a declaração anual de Imposto de Renda (IR), a realizarem doações a entidades beneficentes. Assim, é possível abater o valor doado do IR, que deve ser declarado em abril de cada ano. No caso de Lajeado, a doação pode ser feita à Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (FundeF), localizada em uma ala dentro do Hospital Bruno Born (HBB).
 
A destinação do recurso — até 6% do imposto devido — pode ser feita até o fim do exercício de cada ano (até 30 de dezembro) e deve ser informada posteriormente na Declaração de Ajuste Anual, no mês de abril do ano seguinte. A Univates, por meio do setor de Recursos Humanos, presta auxílio aos professores e funcionários para ser feita a doação e registrá-la para dedução no IR.
 
As doações que a FundeF recebe são destinadas ao projeto Reabilitando com Carinho, que visa a adquirir material para atendimento a pacientes com fissuras labiopalatais. “A vantagem é que o dinheiro do seu Imposto de Renda não vai para o sistema de arrecadação da União; a doação fica aqui em Lajeado, na FundeF, em uma causa nobre que o contribuinte pode acompanhar a sua execução”, enfatiza Celso Nestor Ritter, gestor de Recursos Humanos da Univates.
 
O reitor da Univates, Ney Lazzari, conta que o incentivo às deduções de IR em prol da FundeF surgiu em conversas na Instituição. Ele ressalta a história e o trabalho que a FundeF vem desenvolvendo ao longo dos seus 24 anos de existência em Lajeado. “A entidade atende pacientes com fissuras labiopalatais de diversos municípios do Estado”, diz o reitor.
 
Saiba mais
 
A FundeF busca a reabilitação de pacientes com fissuras labiopalatais (desde o nascimento até a idade adulta) e deficiência auditiva, a partir dos três anos de idade. Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do credenciamento do Hospital Bruno Born, no atendimento de alta complexidade a pacientes com fissuras labiopalatais. Mais de 7 mil pacientes de diversos municípios do Estado já foram atendidos ao longo destes mais de 20 anos de existência da entidade.
 
Texto: Tiago Silva
 
Entidade tem 24 anos de história em Lajeado

Divulgação

Notícias Relacionadas