Documentário sobre imigração integra a programação da TV Univates em 2017

Postado em 16/12/2016 15h35min

Por -

Sensibilizados com a difícil realidade que marca a presença de imigrantes haitianos na região, os integrantes do Projeto de Apoio à Integração dos Imigrantes no Vale do Taquari produziram o documentário “Haitianos: na esperança de um novo dia”. O material será lançado na próxima terça-feira, dia 20, em cerimônia realizada no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado, e passa a integrar a grade de programação da TV Univates em 2017.

O projeto surgiu no início deste ano e foi elaborado pelo Grupo de Diaconia da Comunidade Evangélica de Lajeado (CEL). Após uma série de palestras, encontros e compartilhamentos, o audiovisual ganhou forma, retratando uma história de desafios enfrentados por aqueles que buscam, no Vale do Taquari, a esperança de uma vida melhor.

Um dos representantes do projeto, o pastor Luis Henrique Sievers destaca que este será o registro de um momento e o incentivo para o desenvolvimento de outras etapas necessárias na acolhida dos imigrantes em nossa região. “Os desafios ainda são muitos e precisamos de pessoas dispostas a abraçar essa causa”, pontua.

O documentário
A diretora de imagens e edição Fernanda Scherer conta que no documentário os haitianos narraram suas maiores demandas e decidiram relatar o preconceito em forma de denúncia para expor a forma que vivem. “Os imigrantes quiseram pautar o relato nos temas acerca da educação, quando citaram a dificuldade de entrar na universidade e de finalizar o ensino médio. Relataram também a falta de segurança, lembrando os constantes assaltados ao saírem do trabalho”, diz Fernanda.

Ela destaca que os pilares da educação, da segurança, da saúde e do trabalho foram retratados no documentário por meio do preconceito vivenciado pelos haitianos. O vídeo também foi traduzido para o criolo, visando a compreensão pelos haitianos. “Percebemos o quanto se sentem oprimidos e isso nos magoou muito”, diz Fernanda.

Repórter e estudante do curso de Jornalismo da Univates, Tiago Wiethölter afirma que desde o início da graduação sempre buscou participar de diferentes projetos. “Gosto muito da área audiovisual e acredito que o jornalismo pode mudar a realidade de várias pessoas. Foi isso que me fez querer participar do documentário”, diz o jovem, afirmando que esse com certeza é um dos principais projetos de que já participou. “Foi incrível conviver com os imigrantes, ver a realidade deles e trazer todo aquele sentimento para o documentário”.

Para Wiethölter, o mais marcante foi descobrir a dura realidade que acompanha os imigrantes haitianos no Vale do Taquari. “Se para os brasileiros que falam português fluente está complicado, imagine para os haitianos que não conseguem se comunicar. As condições básicas de saúde, segurança, educação e trabalho são ainda mais complicadas. Mas, em meio a essa dificuldade, ainda há esperança”, relata o estudante. A elaboração do vídeo também contou com a colaboração do  jornalista e editor-chefe da TV Univates, Marcus Staudt, que orientou e supervisionou a gravação do o documentário.
O lançamento do documentário “Haitianos: na esperança de um novo dia” será na terça-feira, dia 20