Intercâmbio: um mundo de oportunidades

Postado em 15/12/2016 08h39min

Por Artur Dullius

Dando continuidade a um dos seus grandes focos, a internacionalização, a Univates prepara mais um grupo de estudantes para viverem um semestre em contato com novas culturas e experiências. No total, 43 alunos deixam o Brasil para realizarem intercâmbio acadêmico pelos próximos seis meses. No roteiro, diferentes destinos: Portugal, Espanha, Alemanha, Colômbia, Argentina, Chile, México, Suécia e Canadá.

Ciente da importância deste momento para os familiares, a Instituição realizou nesta quarta-feira, dia 14, um momento de trocas entre alunos, familiares e professores. Na ocasião, as pessoas próximas dos acadêmicos puderam tirar dúvidas, além de entender o papel da Univates e dos estudantes durante o período longe do território brasileiro.

Em sua fala, o reitor, Ney Lazzari, ressaltou a qualidade das instituições parceiras, salientando a estrutura e as oportunidades oferecidas pela Univates e as demais instituições. “Essas parcerias têm avançado muito. Nos últimos cinco ou seis anos mais de 300 alunos nossos já realizaram intercâmbio. Esse período é enriquecedor, um momento no qual os estudantes aprenderão a conviver imprevistos e a passar por situações adversas, o que, no final, traz um enorme ganho a esses jovens”, observa.

Entre os intercambistas está a estudante do curso de Letras Mariana Mallmann, que irá para a Suécia. A acadêmica afirma que a qualidade do sistema educacional do país de destino foi fundamental na decisão de realizar o intercâmbio. “Já dei aula de inglês aqui, mas ir para um país que fala essa língua e tem uma educação de referência será uma ótima oportunidade para aperfeiçoar minha prática docente”, garante.

A jovem conta com o apoio do pai, Jacó Mallmann. “Eu sempre vou apoiar as decisões dela. É uma grande oportunidade de crescimento”, declara o pai. Questionado sobre a saudade da filha durante o período em que os dois estarão distante, ele brinca: “Tem mais duas irmãs que vão estar por perto, mas é claro que vou sentir saudade. O bom é que a tecnologia facilitou bastante, existem diversas formas de mantermos contato”.

Todas possibilidades de intercâmbio oferecidas pela Univates podem ser conferidas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, na sala 526 do Prédio 9, pelo telefone (51) 3714-7019 ou e-mail aaii@univates.br.

Texto: Artur Dullius
Quarenta e três estudantes embarcam para nove países diferentes no próximo semestre

Artur Dullius

Estudante do curso de Letras, Mariana Mallmann irá permanecer por seis meses na Suécia